Reduzindo o abandono de carrinho utilizando o frete

Você sabia que um dos grandes responsáveis pelo abandono de carrinhos é o frete?

Na 38ª edição do WEBSHOPPERS realizado pela Ebit, e na última edição E-commerce Radar realizado pela Neoatlas, ambas referentes ao 1º semestre de 2018, é indicado que o frete é um dos maiores responsáveis pela aumento nas vendas.

 

Isso significa que você pode está simplesmente recebendo muitas visitas mas tendo baixa conversão, por causa do frete que você está oferecendo para o cliente.

E há algo mais grave, que é o cliente não está conseguindo receber uma cotação de frete em tempo hábil, ou seja:

Se o cliente não conseguir realizar a cotação do frete, será uma venda 100% perdida.

 

Quando o cliente chega na loja online e se interessa por um produto, sem dúvidas a primeira coisa que ele fará é realizar uma cotação de frete, e neste momento é muito importante que o lojista entenda o caminho do cliente para finalizar o pedido, que acontece nos seguintes passos:

 

1º O cliente irá procurar na página de detalhes do produto onde ele poderá cotar o frete:

- Para o cliente facilidade é tudo, então ofereça na página de detalhes do produto uma maneira fácil do cliente realizar a cotação do frete.

 

2º O cliente espera que o cálculo do frete seja visualizado rapidamente:

- Nenhum cliente deseja adicionar o CEP para realizar a cotação, e ficar mais que 5 segundos esperando o resultado da cotação do frete.

 

3º O cliente espera que o valor e prazo do frete sejam compatíveis com sua realidade:

- O cliente espera visualizar uma proposta de frete com preços e prazos de entrega aceitáveis.

É muito importante não frustar o cliente justamente na etapa do cálculo de frete.

Como posso facilitar o cálculo do frete para o cliente?

 

1º Ofereça na página de detalhes do produto um local para o cliente realizar a cotação do frete:

Para isso, utilize uma extensão como abaixo:

 

2º Remova do carrinho informações desnecessárias como os campos país e estado:

Para isso, utilize uma extensão como abaixo:

 

3º Ofereça mais de uma opção de frete para o cliente:

É essencial que você trabalhe com pelo menos 2 (duas) transportadoras, pois utilizar apenas os Correios é um grande erro, uma vez que o serviço dos Correios todos os meses passa por problemas de lentidão e fica offline por até 24 horas sem qualquer aviso prévio, fora que em muitas cidades os Correios não entregam no domicílio do cliente, ou demoram muito para entregar, o que pode causar inclusive processos para a loja.

 

Como escolho quais transportadoras devo utilizar?

A escolha das transportadoras pode ser feita analisando os pontos abaixo:

1º Localidades que a transportadora realiza entregas.

2º Cobra taxa caso o cliente não esteja no domicílio.

3º O prazo de entrega é compatível com meu ramo.

4º Valor do frete é compatível com meu ramo.

5º Possui um serviço de logística reversa.

 

Atenção: Você também deve utilizar um bom serviço de hospedagem, pois a cotação do frete em mais de uma transportadora pode causar lentidão ou falha na cotação do frete, ou seja, ter uma hospedagem de qualidade é requisito essencial.

 

Há outra opção para integrar várias transportadoras no RinoShop sem sobrecarregar a hospedagem?

Sim, neste caso você deve utilizar um gateway de fretes.

O que é um gateway de fretes?

O gateway de fretes é uma ferramenta online que faz a ponte entre lojas virtuais e as transportadoras.

 

Qual gateway de fretes devo utilizar?

 

A Frenet é um gateway de frete preparado para eliminar os obstáculos no cálculo de fretes, e possui recursos para criar regras de frete, e otimizar o tempo que o cliente irá esperar para visualizar a cotação de frete na loja, poupando sua hospedagem mesmo nos casos em que houver centenas de clientes realizando cotações de frete ao mesmo tempo, ou quando o serviço das transportadoras como os Correios ou JadLog estiver offline.

 

Assim seu foco será escolher as transportadoras com os melhores preços e prazos de entrega e ativá-las na Frenet, para que através das tabelas de alta disponibilidade você possa configurar os serviços de frete que devem funcionar mesmo quando a transportadoras estiverem offline, conforme explicado no vídeo abaixo:

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